Encontros do curso PLP no mês de Agosto/2021

Em agosto, começamos mais uma turma do curso Promotoras Legais Populares, desta vez na modalidade online, em razão da pandemia de COVID19. 


Nesta edição do curso, a equipe organizadora contou com a participação de integrantes da Organização Tamo Juntas, numa parceria para ajudar a construir o curso nessa modalidade virtual, visando também alcançar mais mulheres.  



No 1º encontro online, realizado no dia 07 de agosto, contamos com a participação especial de Magali Mendes, coordenadora do PLP/Campinas, que compartilhou conosco suas vivências enquanto mulher e feminista. 

    


Discutimos sobre o propósito do curso e o papel das Promotoras Legais Populares, iniciando o encontro a partir desse vídeo. Magali destacou a importância do PLP ter uma cara popular, trabalhadora e negra, além de ter enfatizado a importância da Bahia estar articulada com a Rede Nacional do PLP, pela importância desse estado para as lutas populares e feministas historicamente. 


Ainda, Magali reforçou que o PLP é aberto a todas as mulheres que estejam dispostas a enfrentar seus próprios preconceitos e entendendo que para avançar e lutar juntas nós precisamos ser todas feministas e antirracistas, em um espaço horizontal, democrático e respeitoso. Nas palavras dela, "nós não podemos nos colocar na frente. Nós temos que nos colocar do lado de outras mulheres".


Confira também o post no Instagram do Coletivo Madás sobre o 1º encontro online do curso PLP - basta clicar aqui.


Ainda em agosto, tivemos o nosso 2º encontro online, no dia 21. Nesse encontro, contamos com a participação da professora Salete Maria da Silva, do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH, da UFBA. Com a facilitação da professora, discutimos sobre o que é ser mulher no Brasil, gênero e feminismos.



O 2º encontro teve como proposta discutir sobre O que é ser mulher no Brasil?, abordando a história dos movimentos feministas no Brasil, as múltiplas realidades quando falamos das mulheres e relações de gênero. A Profa. Salete conduziu os debates através do uso de diferentes recursos didáticos, buscando o envolvimento das cursistas através da sensibilização e da emoção. O diálogo fluía a partir de imagens, vídeos e músicas sobre a vida das mulheres. 


Ainda, propôs uma atividade que desafia a cada uma de nós a pensar sobre a condição das mulheres em diferentes espaços das esferas pública e privada, como a família, educação, mundo do trabalho, mundo da política e movimentos sociais. Não de forma generalista, mas das mulheres que fazem parte das vidas das cursistas, suas avós, mães, filhas, irmãs, amigas. O objetivo é perceber as diferentes realidades, as múltiplas estratégias de sobrevivência e as conquistas alcançadas ao longo do tempo e das diferentes gerações de mulheres. É um grande desafio ir atrás dessas histórias de vida que nos tocam tanto e, ao mesmo tempo, geram saberes produzidos a partir das experiências e dos exemplos.


 

Comentários

Postagens mais visitadas